A manipulação é um processo artesanal de obtenção de um determinado medicamento prescrito pelo seu médico de confiança. Cada fórmula é preparada individualmente, com todo o cuidado, seguindo-se determinadas técnicas e utilizando-se equipamentos de precisão.
A fórmula manipulada é a única que atende às necessidades individuais do paciente. A manipulação traz segurança porque segue as normas das Boas Práticas de Manipulação, determinadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, a qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados.
Os remédios manipulados trazem economia, pois sua utilização é feita na quantidade exata para o tratamento, evitando sobras, desperdícios e automedicação. Na manipulação, há o ajuste de dosagens de acordo com as características de cada paciente, como a idade, a altura e o peso.
Também o rótulo é personalizado, a fim de evitar trocas quando mais de um indivíduo da família usa o mesmo medicamento.
O trabalho de manipulação na farmácia consiste em preparar (manipular) doses específicas de tais medicamentosos adquiridos dos mesmos laboratórios de síntese que atendem a indústria farmacêutica ou que não são mais encontrados no mercado farmacêutico convencional.
Por medida de segurança, não é permitido o uso de uma mesma receita sem a autorização do médico.